“Eis o Cordeiro de
Deus, que tira o pecado do mundo”
O Messias reconhecido
No idioma dos judeus, a mesma palavra pode significar servo e cordeiro.
Jesus é o Servo de Deus, anunciado pelos profetas, aquele que devia sacrificar-se
pelos seus irmãos. Também é o verdadeiro Cordeiro, que substitui o cordeiro
pascal. João Baptista, ao chamar Jesus de Cordeiro, mostra que ele é o Messias
que vem tirar a humanidade da escravidão em que se encontra e conduzi-la a uma
vida na liberdade. A actividade frenética de João Baptista, às margens do
Jordão, não o fez perder a consciência da sua missão. No afluxo de penitentes à
procura do baptismo, ele deu conta da presença do Messias –Jesus. Por isso,
advertiu a multidão para a presença do Cordeiro de Deus, enviado para abolir o
pecado do mundo. A situação do baptismo de Jesus estava carregada de evocações.
A sua exclamação lembrava o cordeiro pascal. As águas do Jordão recordavam o
mar Vermelho. A eliminação do pecado do mundo aproximava Jesus de Moisés,
condutor do povo de Israel para a terra prometida. Tudo isso servia para
alertar a multidão acerca da presença do Messias. João só reconheceu Jesus,
porque movido pelo Pai, uma vez que já tinha declarado, por duas vezes, não ter
um conhecimento prévio do Messias. Para não se enganar na identificação do
Messias, João colocou-se numa atitude de contínuo discernimento. Teria sido
desastroso um falso reconhecimento e a consequente atribuição do título de
Cordeiro de Deus à pessoa indevida. João, ao contrário, não titubeou quando viu
Jesus diante de si. O seu testemunho foi firme, pois estava certo de não ter
sido induzido em erro. Diante dele, estava, realmente, o Filho de Deus. Foi o
Pai quem lhe revelara a identidade do Filho, e o movera a reconhecê-lo
publicamente. O evangelista João, no início de seu evangelho, após o prólogo,
introduz a pessoa de João Baptista. A seguir, no texto de hoje, introduz Jesus,
relatando a sua súbita chegada. Jesus, atraído pela notícia da pregação de
João, com o seu baptismo da conversão, vem até a ele para ser baptizado. Assim,
insere-se no grupo de discípulos de João Baptista. A apresentação de Jesus por
João Batista é feita por imagens do ritual sacrifical do Templo, onde os
cordeiros eram oferecidos para a remissão dos pecados. O evangelho de João não
narra o acto do baptismo de Jesus. Contudo, relata o testemunho de João Baptista
de que viu o Espírito descer e permanecer sobre Jesus. A presença do Espírito
significa o endosso ao anúncio de João: é a conversão para a prática da justiça
que remove o pecado do mundo. Este anúncio foi assumido por Jesus. A libertação
dos pecados dá-se não pelos sacrifícios cultuais de animais, mas pelo amor e
pela prática da justiça, para que todos tenham vida.
LEITURA I – Is 49,
3.5-6
“Farei de
ti a luz das nações, para que sejas a minha salvação”
A
liturgia da Palavra deste Domingo refere-se ainda à manifestação do Senhor,
celebrada no Tempo de Natal, particularmente na solenidade da Epifania. Esta
primeira leitura é um dos chamados “Cânticos do Servo de Deus” do profeta
Isaías. Este “Servo de Deus”, que vem a identificar-Se com o Senhor Jesus, é
por Deus escolhido para levar a luz da palavra de Deus não apenas ao povo de
Deus, mas a todos os povos, para a todos trazer à unidade de um só povo, que é
afinal a sua Igreja. Mas esta luz só poderá iluminar os que olham para o Senhor
com a fé que lhes vem da Palavra de Deus.
Leitura do
Livro de Isaías
“Disse-me o
Senhor: «Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha glória». E
agora o Senhor falou-me, Ele que me formou desde o seio materno, para fazer de
mim o seu servo, a fim de Lhe reconduzir Jacob e reunir Israel junto d’Ele. Eu
tenho merecimento aos olhos do Senhor e Deus é a minha força. Ele disse-me então:
«Não basta que sejas meu servo, para restaurares as tribos de Jacob e
reconduzires os sobreviventes de Israel. Vou fazer de ti a luz das nações, para
que a minha salvação chegue até aos confins da terra».”
Palavra do Senhor
LEITURA II – 1 Cor l, 1-3
“A
graça e a paz de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam convosco”
Começamos
a ler a Primeira Epístola aos Coríntios. Hoje quase nos limitamos à dedicatória
muito desenvolvida, como era costume naquele tempo. Mas logo aí se podem
encontrar grandes afirmações da fé cristã, que depois serão desenvolvidas ao
longo de toda a carta. Toda a vida cristã é fruto do chamamento de Deus à fé:
foi assim com Paulo, é assim com todos os cristãos. Para todos, o chamamento à
fé é dom gratuito de Deus, portador de paz. Com esta introdução, todos ficamos
a sentirmo-nos destinatários da epístola, da qual este ano apenas leremos a
primeira parte.
Leitura da
Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios
“Irmãos:
Paulo, por vontade de Deus escolhido para Apóstolo de Cristo Jesus e o irmão
Sóstenes, à Igreja de Deus que está em Corinto, aos que foram santificados em
Cristo Jesus, chamados à santidade, com todos os que invocam, em qualquer
lugar, o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: A graça e a
paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam convosco.”
Palavra do Senhor
EVANGELHO – Jo 1, 29-34
“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”
Um
dos testemunhos que manifesta Jesus como o Messias é o de João Baptista. Ele
apresenta-O como o “Cordeiro de Deus”. O símbolo do Cordeiro reúne duas
passagens do Antigo Testamento, aplicando-as a Jesus: a do “Servo de Deus” (I
leit.), que carrega com o pecado do mundo (Is 53, 7), e a do cordeiro pascal,
que é imolado para tirar o pecado do mundo. Uma e outra coisa o é o Senhor.
Descendo à água entre os pecadores, Ele humilha-Se, assumindo a situação da
nossa natureza de homens pecadores; uma vez ungido pelo Espírito Santo, Ele
torna-Se fonte desse mesmo Espírito para todos os que são baptizados em seu
nome.
Evangelho de
Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
“Naquele
tempo, João Baptista viu Jesus, que vinha ao seu encontro, e exclamou: «Eis o
Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. É d’Ele que eu dizia: ‘Depois de
mim vem um homem, que passou à minha frente, porque era antes de mim’. Eu não O
conhecia, mas foi para Ele Se manifestar a Israel que eu vim baptizar na água».
João deu mais este testemunho: «Eu vi o Espírito Santo descer do Céu como uma
pomba e permanecer sobre Ele. Eu não O conhecia, mas quem me enviou a baptizar
na água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e
permanecer é que baptiza no Espírito Santo’. Ora, eu vi e dou testemunho de que
Ele é o Filho de Deus».”
Palavra da Salvação
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