NATAL – ano B – 25DEZ2020
MISSA |
ANTÍFONA DE
ENTRADA – Is 9, 6
Um Menino nasceu
para nós, um Filho nos foi dado.
Tem o poder sobre
os seus ombros
e será chamado
Conselheiro admirável.
ORAÇÃO COLECTA
Senhor nosso Deus, que de modo admirável
criastes o homem e de modo ainda mais admirável o renovastes, fazei que
possamos participar na vida divina do vosso Filho que Se dignou assumir a nossa
natureza humana.
Ele que é Deus convosco na unidade do
Espírito Santo.
Liturgia da Palavra |
LEITURA I – Is 52,
7-10
«Todos os
confins da Terra verão a Salvação do nosso Deus»
Esta leitura é constituída
pelo belo e solene pregão que serviu outrora ao profeta para anunciar a Boa
Nova ao povo de Deus em tempo de desolação e de abandono; esse mesmo pregão
serve para nos anunciar agora a nós mensagem ainda mais feliz, a que nos traz o
nascimento do Salvador de todo o mundo.
Leitura
do Livro de Isaías
Como
são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a
boa nova, que proclama a salvação e diz a Sião: «O teu Deus é Rei». Eis o grito
das tuas sentinelas que levantam a voz. Todas juntas soltam brados de alegria,
porque vêem com os próprios olhos o Senhor que volta para Sião. Rompei todas em
brados de alegria, ruínas de Jerusalém, porque o Senhor consola o seu povo,
resgata Jerusalém. O Senhor descobre o seu santo braço à vista de todas as
nações e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.
Palavra do Senhor
SALMO RESPONSORIAL
– Salmo 97 (98), 1.2-3ab.3cd-4.5-6 (R. 3c)
Refrão: Todos os confins
da terra viram a salvação do nosso Deus. (Repete-se)
Cantai ao Senhor
um cântico novo
pelas maravilhas
que Ele operou.
A sua mão e o seu
santo braço
Lhe deram a
vitória. (Refrão)
O Senhor deu a
conhecer a salvação,
revelou aos olhos
das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua
bondade e fidelidade
em favor da casa
de Israel. (Refrão)
Os confins da
terra puderam ver
a salvação do
nosso Deus.
Aclamai o Senhor,
terra inteira,
exultai de alegria
e cantai. (Refrão)
Cantai ao Senhor
ao som da cítara,
ao som da cítara e
da lira;
ao som da tuba e
da trombeta,
aclamai o Senhor,
nosso Rei. (Refrão)
LEITURA II – Hebr 1, 1-6
«Deus falou-nos
por seu Filho»
Jesus é a própria palavra de
Deus, encarnada, feita homem no meio dos homens, mais reveladora de Deus do que
a de todos os profetas, mais qualificada do que a de todos os outros
mensageiros que vieram antes d’Ele ter vindo ao mundo. Ele é a imagem do Pai
por quem tudo foi feito; pela sua morte purificou a humanidade de seus pecados e
recebeu em herança todos aqueles que n’Ele acreditaram e a Ele se entregaram.
Esses sentam-se com Ele à direita de Deus. Ele é o nosso Salvador e o nosso
Deus. Por isso, O adoramos juntamente com todos os Anjos.
Leitura
da Epístola aos Hebreus
Muitas
vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais, pelos Profetas.
Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por seu Filho, a quem fez herdeiro de
todas as coisas e pelo qual também criou o universo. Sendo o Filho esplendor da
sua glória e imagem da sua substância, tudo sustenta com a sua palavra
poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, sentou-Se à
direita da Majestade no alto dos Céus e ficou tanto acima dos Anjos quanto mais
sublime que o deles é o nome que recebeu em herança. A qual dos Anjos, com
efeito, disse Deus alguma vez: «Tu és meu Filho, Eu hoje Te gerei»? E ainda:
«Eu serei para Ele um Pai e Ele será para Mim um Filho»? E de novo, quando
introduziu no mundo o seu Primogénito, disse: «Adorem-n’O todos os Anjos de
Deus».
Palavra do Senhor
ALELUIA
Refrão: Aleluia. (Repete-se)
Santo é o dia que nos trouxe a luz.
Vinde adorar o Senhor.
Hoje, uma grande luz desceu sobre a
terra. (Refrão)
EVANGELHO – Jo 1, 1-18
«O Verbo fez-Se
carne e habitou entre nós»
O Natal não é
apenas o nascimento de um menino. É um mistério, uma realidade divina que se
esconde e ao mesmo tempo se revela no nascimento desse Menino. É o Nascimento
no meio dos homens do próprio Filho de Deus. O evangelista chama-Lhe o Verbo,
isto é, a Palavra, Aquele por quem o Pai Se dá a conhecer aos homens e deles
faz seus filhos. O evangelista tenta desvendar-nos todo esse mistério neste
poema admirável com que abre o seu Evangelho.
Evangelho
de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
No
princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No
princípio, Ele estava com Deus. Tudo se fez por meio d’Ele e sem Ele nada foi
feito. N’Ele estava a vida e a vida era a luz dos homens. A luz brilha nas
trevas e as trevas não a receberam. Apareceu um homem enviado por Deus, chamado
João. Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos
acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da
luz. O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem.
Estava no mundo e o mundo, que foi feito por Ele, não O conheceu. Veio para o
que era seu e os seus não O receberam. Mas àqueles que O receberam e
acreditaram no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes
não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas
de Deus. E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória,
glória que Lhe vem do Pai como Filho Unigénito, cheio de graça e de verdade.
João dá testemunho d’Ele, exclamando: «É deste que eu dizia: ‘O que vem depois
de mim passou à minha frente, porque existia antes de mim’». Na verdade, foi da
sua plenitude que todos nós recebemos graça sobre graça. Porque, se a Lei foi dada
por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. A
Deus, nunca ninguém O viu. O Filho Unigénito, que está no seio do Pai, é que O
deu a conhecer.
Palavra da
salvação.
MEDITAÇÃO
O Messias veio para
todos, principalmente para os mais pobres
O recenseamento ordenado pelo imperador
era instrumento de dominação, já que possibilitava saber quantas pessoas deviam
pagar o tributo. Dentro dessa situação de dominação nasce Jesus, o Messias, que
desde o primeiro instante da sua vida se identifica com os pobres. Os primeiros
a receber a Boa Notícia (Evangelho) são os pobres e marginalizados, aqui
representados pelos pastores. Com efeito, na sociedade da época, os pastores
eram desprezados, porque não tinham possibilidade de cumprir todas as
exigências da Lei. É para eles que nasceu o Salvador, o Messias e o Senhor. E
são os primeiros a anunciar a sua chegada. Jesus é o Salvador, porque traz a
libertação definitiva. É o Messias, porque traz o Espírito de Deus, que convoca
os homens para uma relação de justiça e amor fraterno (cf. Is 11,1-9). É o
Senhor, porque vence todos os obstáculos, conduzindo os homens dentro de uma
história nova. Lucas e Mateus, começando seus evangelhos com a narrativa do
nascimento de Jesus na cidade de Belém, vinculada à memória de David, têm a
intenção de atribuir a Jesus uma origem davídica. Nos evangelhos de Marcos e de
João não há referências ao nascimento em Belém. Lucas destaca as condições de
despojamento e pobreza neste nascimento. Enquanto Mateus narra a visita dos
magos do oriente trazendo ricos presentes, Lucas narra a visita dos humildes
pastores em vigília dos rebanhos de seus patrões. Lucas é o evangelista dos
pobres amados por Deus. Num mundo marcado pelas injustiças dos poderosos, o
povo oprimido vislumbra a libertação e a vida plena.
ORAÇÃO SOBRE AS
OBLATAS
Aceitai, Senhor, a oblação que Vos apresentamos neste dia solene de
Natal, em que nasceu para nós a verdadeira paz e reconciliação e se instituiu
entre os homens a plenitude do culto divino.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na
unidade do Espírito Santo.
ANTÍFONA DA
COMUNHÃO – Salmo 97, 3
Todos os confins
da terra
viram a salvação
do nosso Deus.
ORAÇÃO DEPOIS DA
COMUNHÃO
Nós Vos pedimos, Deus
misericordioso, que o Salvador do mundo hoje nascido, assim como nos comunicou
a sua vida divina, nos faça também participantes da sua imortalidade.
Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
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