domingo, 25 de abril de 2021

O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS SUAS OVELHAS

 

DOMINGO IV DA PÁSCOA – ano B – 25ABR2021 

MISSA

 ANTÍFONA DE ENTRADA – Salmo 32, 5-6

A bondade do Senhor encheu a terra,

a palavra do Senhor criou os céus. Aleluia.

 

ORAÇÃO COLECTA

Deus eterno e omnipotente,

conduzi-nos à posse das alegrias celestes,

para que o pequenino rebanho dos vossos fiéis

chegue um dia à glória do reino

onde já Se encontra o seu poderoso Pastor,

Jesus Cristo, vosso Filho,

que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

Liturgia da Palavra

 

LEITURA I – Actos 4, 8-12

«Em nenhum outro há salvação»

 

As primeiras pregações dos Apóstolos foram o anúncio global de Jesus Cristo e da salvação que Ele traz aos homens. Assim, hoje S. Pedro, aproveitando o ensejo que se lhe oferece quando se vê diante do tribunal judaico, declara, alto e bom som, que Jesus, a quem os homens rejeitaram, é a pedra fundamental da nova humanidade, é o Salvador esperado, a fonte da vida eterna, como o fora já da saúde temporal para o paralítico que Ele tinha acabado de curar.

 

Leitura dos Actos dos Apóstolos

Naqueles dias, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: «Chefes do povo e anciãos, já que hoje somos interrogados sobre um benefício feito a um enfermo e o modo como ele foi curado, ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: É em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se encontra perfeitamente curado na vossa presença. Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que veio a tornar-se pedra angular. E em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos».

Palavra do Senhor

 

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 117 (118),1 e 8-9.21-23.26.28cd.29 (R. 22)

 

Refrão: A pedra que os construtores rejeitaram

tornou-se pedra angular. (Repete-se)

 

ou:

 

Aleluia. (Repete-se)

 

Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom,

porque é eterna a sua misericórdia.

Mais vale refugiar-se no Senhor,

do que fiar-se nos homens.

Mais vale refugiar-se no Senhor,

do que fiar-se nos poderosos. (Refrão)

 

Eu Vos darei graças porque me ouvistes

e fostes o meu Salvador.

A pedra que os construtores rejeitaram

tornou-se pedra angular.

Tudo isto veio do Senhor:

é admirável aos nossos olhos. (Refrão)

 

Bendito o que vem em nome do Senhor,

da casa do Senhor nós vos bendizemos.

Vós sois o meu Deus: eu vos darei graças.

Vós sois o meu Deus: eu Vos exaltarei.

Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom,

porque é eterna a sua misericórdia. (Refrão)

 

 

LEITURA II – 1 Jo 3, 1-2

«Veremos a Deus tal como Ele é»

 

Nós somos filhos de Deus por termos acreditado em Jesus Cristo, seu Filho; mas esta situação só será, para nós, plenamente consciente depois desta vida, como, para Jesus, a glória da divindade só se manifestou plenamente na sua humanidade depois da sua Morte e Ressurreição.

 

Leitura da Primeira Epístola de São João

Caríssimos: Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamarmos filhos de Deus. E somo-lo de facto. Se o mundo não nos conhece, é porque não O conheceu a Ele. Caríssimos, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porque O veremos como Ele é.

Palavra do Senhor

 

ALELUIA – Jo 10, 14

Refrão: Aleluia (Repete-se)

 

Eu sou o bom pastor, diz o Senhor:

conheço as minhas ovelhas

e as minhas ovelhas conhecem-Me (Refrão)

 

EVANGELHO – Jo 10, 11-18

 

«O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas»

 

O tema do Bom Pastor é especialmente próprio do tempo da Páscoa. A afirmação de Jesus de que “o Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas” tornou-se realmente palpável na sua Morte na cruz. Aí Ele dá a vida, oferece-Se em oblação de amor ao Pai pelos homens. É na cruz que Ele Se revela o Bom Pastor, como é na ressurreição que reconhecemos o fruto desse sacrifício redentor. Por isso, a Páscoa é o tempo particularmente consagrado ao louvor e acção de graças.

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João

Naquele tempo, disse Jesus: «Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário não se preocupa com as ovelhas. Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai».

Palavra da salvação.

 

MEDITAÇÃO

 

O BOM PASTOR

 

O único meio de se libertar de opressores ou de uma instituição opressora é comprometer-se com Jesus, pois ele é a única alternativa (a porta). Jesus é o modelo de pastor: ele não busca os seus próprios interesses; pelo contrário, ele dá a sua própria vida a todos aqueles que aceitam a sua proposta. Jesus provoca divisão: para uns, as suas palavras são loucura; para outros, a sua acção é sinal de libertação. Jesus já havia proclamado: “Eu sou a porta do redil das ovelhas”. Agora, proclama também: “Eu sou o bom pastor”. É ele quem comunica a vida plena. Em Jesus habita o Pai, e o amor que o une ao Pai é uma fonte de vida que transborda para todos homens e mulheres que vivem no mundo. Como bom pastor, Jesus conhece as suas ovelhas e elas conhecem-no. O conhecimento é fruto do convívio e do diálogo e gera o amor. Para Jesus não existe massa humana amorfa. Jesus mantém uma relação pessoal e amorosa com cada um. Chama a cada um pelo nome e a cada um fala ao coração. A relação de conhecimento e amor entre Jesus e as suas ovelhas é da mesma natureza que a relação entre Jesus e o Pai. Pelo conhecimento e pelo amor a Jesus e ao nosso próximo nos inserimos na vida divina trinitária, em comunhão de vida com o Pai e o Filho no amor.

 

 

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS

 

Concedei, Senhor, que em todo o tempo possamos alegrar-nos com estes mistérios pascais, de modo que o acto sempre renovado da nossa redenção seja para nós causa de alegria eterna.

Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

ANTÍFONA DA COMUNHÃO

Ressuscitou o Bom Pastor, que deu a vida pelas suas ovelhas

e Se entregou à morte pelo seu rebanho. Aleluia.

 

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

 

Deus, nosso Bom Pastor, olhai benignamente para o vosso rebanho e conduzi às pastagens eternas as ovelhas que remistes com o precioso Sangue do vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário