DOMINGO III do Tempo Comum – ano C – 23JAN2022
MISSA |
ANTÍFONA
DE ENTRADA – Salmo 95, 1.6
Cantai
ao Senhor um cântico novo,
cantai
ao Senhor, terra inteira.
Glória
e poder na sua presença,
esplendor
e majestade no seu templo.
ORAÇÃO
COLECTA
Deus todo-poderoso e eterno,
dirigi a nossa vida segundo a vossa vontade,
para que mereçamos produzir abundantes frutos de boas obras,
em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Liturgia
da Palavra |
LEITURA
I – Ne 8, 2-4a.5-6.8-10
«A
esposa é a alegria do marido»
A
proclamação da palavra de Deus, que Jesus faz na sinagoga de Nazaré, como se
irá ouvir na leitura do Evangelho de hoje, aparece já no Antigo Testamento,
cinco séculos antes de Cristo, como se vê por esta leitura. Podemos observar o
cuidado na proclamação, a atenção na assembleia e como já então o povo aclamava
a palavra escutada, tal como a celebração litúrgica actual continua a prever. É
com esta leitura e o salmo que se lhe segue que se inaugura a “mesa da
palavra”, o ambão, no dia da Dedicação de uma nova igreja.
Leitura do Livro de Neemias
Naqueles dias, o sacerdote Esdras trouxe o Livro da Lei perante a
assembleia de homens e mulheres e todos os que eram capazes de compreender. Era
o primeiro dia do sétimo mês. Desde a aurora até ao meio dia, fez a leitura do
Livro, no largo situado diante da Porta das Águas, diante dos homens e mulheres
e todos os que eram capazes de compreender. Todo o povo ouvia atentamente a
leitura do Livro da Lei. O escriba Esdras estava de pé num estrado de madeira
feito de propósito. Estando assim em plano superior a todo o povo, Esdras abriu
o Livro à vista de todos; e quando o abriu, todos se levantaram. Então Esdras
bendisse o Senhor, o grande Deus, e todo o povo respondeu, erguendo as mãos:
«Amen! Amen!». E prostrando-se de rosto por terra, adoraram o Senhor. Os
levitas liam, clara e distintamente, o Livro da Lei de Deus e explicavam o seu
sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura. Então o governador
Neemias, o sacerdote e escriba Esdras, bem como os levitas, que ensinavam o
povo, disseram a todo o povo: «Hoje é um dia consagrado ao Senhor vosso Deus.
Não vos entristeçais nem choreis». – Porque todo o povo chorava, ao escutar as
palavras da Lei –. Depois Neemias acrescentou: «Ide para vossas casas, comei
uma boa refeição, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que não têm nada
preparado. Hoje é um dia consagrado a nosso Senhor; portanto, não vos
entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa fortaleza».
Palavra do
Senhor
SALMO
RESPONSORIAL – Salmo 18 B (19), 8.9.10.15 (R. Jo 6, 63c)
Refrão: As vossas palavras, Senhor, são
espírito e vida. (Repete-se)
A
lei do Senhor é perfeita,
ela
reconforta a alma;
as
ordens do Senhor são firmes,
dão
sabedoria aos simples. (Refrão)
Os
preceitos do Senhor são rectos
e
alegram o coração;
os
mandamentos do Senhor são claros
e
iluminam os olhos. (Refrão)
O
temor do Senhor é puro
e
permanece eternamente;
os
juízos do Senhor são verdadeiros,
todos
eles são rectos. (Refrão)
Aceitai
as palavras da minha boca
e
os pensamentos do meu coração
estejam
na vossa presença:
Vós,
Senhor, sois o meu amparo e redentor. (Refrão)
LEITURA
II – 1 Cor 12, 12-3
«Vós sois
corpo de Cristo e seus membros, cada um na sua parte»
Com
esta comparação do corpo, S. Paulo quer fazer-nos compreender que, na Igreja,
há muitos campos de acção, diferentes uns dos outros, mas que isso não deve ser
causa de divisão, mas, ao contrário, de unidade, porque todos esses serviços
são fruto do mesmo e único Espírito.
Leitura da primeira Epístola do
apóstolo S. Paulo aos Coríntios
Irmãos: Assim como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos
os membros do corpo, apesar de numerosos, constituem um só corpo, assim sucede
também em Cristo. Na verdade, todos nós – judeus e gregos, escravos e homens
livres – fomos baptizados num só Espírito para constituirmos um só corpo e a
todos nos foi dado a beber um só Espírito. De facto, o corpo não é constituído
por um só membro, mas por muitos. Se o pé dissesse: «Uma vez que não sou mão,
não pertenço ao corpo», nem por isso deixaria de fazer parte do corpo. E se a
orelha dissesse: «Uma vez que não sou olho, não pertenço ao corpo», nem por
isso deixaria de fazer parte do corpo. Se o corpo inteiro fosse olho, onde
estaria o ouvido? Se todo ele fosse ouvido, onde estaria o olfacto? Mas Deus
dispôs no corpo cada um dos membros, segundo a sua vontade. Se todo ele fosse
um só membro, que seria do corpo? Há, portanto, muitos membros, mas um só
corpo. O olho não pode dizer à mão: «Não preciso de ti»; nem a cabeça dizer aos
pés: «Não preciso de vós». Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais
fracos são os mais necessários; os que nos parecem menos honrosos cuidamo-los com
maior consideração; e os nossos membros menos decorosos são tratados com maior
decência: os que são mais decorosos não precisam de tais cuidados. Deus
organizou o corpo, dispensando maior consideração ao que dela precisa, para que
não haja divisão no corpo e os membros tenham a mesma solicitude uns com os
outros. Deste modo, se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele; se um
membro é honrado, todos os membros se alegram com ele. Vós sois corpo de Cristo
e seus membros, cada um por sua parte. Assim, Deus estabeleceu na Igreja em
primeiro lugar apóstolos, em segundo profetas, em terceiro doutores. Vêm a
seguir os dons dos milagres, das curas, da assistência, de governar, de falar
diversas línguas. Serão todos apóstolos? Todos profetas? Todos doutores? Todos
farão milagres? Todos terão o poder de curar? Todos falarão línguas? Terão
todos o dom de as interpretar?
Palavra do Senhor
ALELUIA – Lc 4, 18
Refrão: Aleluia (Repete-se)
O Senhor enviou-me
a anunciar a boa nova aos pobres,
a proclamar aos cativos a redenção.
(Refrão)
EVANGELHO
– Lc 1, 1-4; 4,
14-21
«Cumpriu-se
hoje esta passagem da Escritura»
Esta leitura começa com a introdução em que o evangelista
expõe o método que seguiu para se informar sobre o Evangelho que vai escrever,
e faz a dedicatória do mesmo a um tal Teófilo, nome que significa “Amigo de
Deus”. Depois, começa a sua narração, referindo o princípio do ministério
público de Jesus. A cena passa-se na sinagoga de Nazaré, numa celebração de
Sábado. É digno de nota este facto: Jesus inicia o seu ministério numa
celebração, e nela Se apresenta como sendo Aquele a quem a leitura se refere.
De facto, o Senhor é Aquele a quem toda a Sagrada Escritura se refere e Aquele
que, em cada celebração litúrgica, é significado e tornado presente pela
própria celebração, pois que “é Ele quem fala quando na Igreja se lêem as
Sagradas escrituras” (Concílio SC 7).
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Já que muitos empreenderam narrar os factos que se realizaram
entre nós, como no-los transmitiram os que, desde o início, foram testemunhas
oculares e ministros da palavra, também eu resolvi, depois de ter investigado
cuidadosamente tudo desde as origens, escrevê-las para ti, ilustre Teófilo,
para que tenhas conhecimento seguro do que te foi ensinado. Naquele tempo,
Jesus voltou da Galileia, com a força do Espírito, e a sua fama propagou-se por
toda a região. Ensinava nas sinagogas e era elogiado por todos. Foi então a
Nazaré, onde Se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou na sinagoga a um
sábado e levantou-Se para fazer a leitura. Entregaram-Lhe o livro do profeta
Isaías e, ao abrir o livro, encontrou a passagem em que estava escrito: «O
Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova
aos pobres. Ele me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos
cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graça do
Senhor». Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-Se. Estavam
fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga. Começou então a dizer-lhes:
«Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir».
Palavra da salvação.
ORAÇÃO
SOBRE AS OBLATAS
Aceitai benignamente, e santificai Senhor, os nossos dons, a fim
de que se tornem para nós fonte de salvação.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na
unidade do Espírito Santo.
ANTÍFONA
DA COMUNHÃO – Salmo 33, 6
Voltai-vos
para o Senhor e sereis iluminados,
o
vosso rosto não será confundido.
Ou
Jo 8, 12
Nós
conhecemos e acreditámos
no
amor de Deus para connosco.
ORAÇÃO
DEPOIS DA COMUNHÃO
Deus
omnipotente, nós Vos pedimos que, tendo sido vivificados pela vossa graça, nos
alegremos sempre nestes dons sagrados.
Por
Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do
Espírito Santo.
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