domingo, 4 de fevereiro de 2024

CUROU MUITAS PESSOAS ATORMENTADAS POR VÁRIAS DOENÇAS

 


DOMINGO V DO TEMPO COMUM – Ano B – 4 Fevereiro 2024

 

MISSA

 

ANTÍFONA DE ENTRADA – Sl 94, 6-7

Vinde, prostremo-nos em terra,

adoremos o Senhor que nos criou.

O Senhor é o nosso Deus.

 

ORAÇÃO COLECTA

Guardai, Senhor, com paternal bondade a vossa família;

e, porque só em Vós põe a sua confiança,

defendei-a sempre com a vossa proteção.

Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus

e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,

por todos os séculos dos séculos.

 

Liturgia da Palavra

 

LEITURA I – Job 7, 1-4.6-7

 

«Agito-me angustiado até ao crepúsculo»

 

Job é o tipo de todo o homem que sofre e que não sabe encontrar explicação para o sofrimento. No entanto, ele sabe que o Senhor não é estranho a esse sofrimento; por isso, se abandona nas suas mãos, invocando-O e esperando a sua resposta. Se Job tivesse conhecido a Paixão de Cristo seguida da Ressurreição, teria encontrado resposta mais completa para a sua dor!

 

Leitura do Livro de Job

Job tomou a palavra, dizendo: «Não vive o homem sobre a terra como um soldado? Não são os seus dias como os de um mercenário? Como o escravo que suspira pela sombra e o trabalhador que espera pelo seu salário, assim eu recebi em herança meses de desilusão e couberam-me em sorte noites de amargura. Se me deito, digo: ‘Quando é que me levanto?’. Se me levanto: ‘Quando chegará a noite?’; e agito-me angustiado até ao crepúsculo. Os meus dias passam mais velozes que uma lançadeira de tear e desvanecem-se sem esperança. – Recordai-Vos que a minha vida não passa de um sopro e que os meus olhos nunca mais verão a felicidade».

Palavra do Senhor

 

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 146 (147), 1-2.3-4.5-6 (R. cf. 3a ou Aleluia

 

Refrão: Louvai o Senhor, que salva os corações atribulados. (Repete-se)

 

Louvai o Senhor, porque é bom cantar,

é agradável e justo celebrar o seu louvor.

O Senhor edificou Jerusalém,

congregou os dispersos de Israel. (Refrão)

 

Sarou os corações dilacerados

e ligou as suas feridas.

Fixou o número das estrelas

e deu a cada uma o seu nome. (Refrão)

 

Grande é o nosso Deus e todo-poderoso,

é sem limites a sua sabedoria.

O Senhor conforta os humildes

e abate os ímpios até ao chão. (Refrão)

 

LEITURA II – 1 Cor 9, 16-19.22-23

 

«Ai de mim se não evangelizar!»

 

O que leva S. Paulo a pregar o Evangelho é exclusivamente a consciência que tem de que o deve pregar para salvação de todos. Até o direito que tem de ser assistido materialmente pelos irmãos ele rejeita, para ficar mais livre na sua pregação. E é na fidelidade à urgência deste serviço na fé e no amor a Cristo que ele experimenta a alegria da liberdade.

 

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios

Irmãos: Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obrigação que me foi imposta. Ai de mim se não anunciar o Evangelho! Se o fizesse por minha iniciativa, teria direito a recompensa. Mas, como não o faço por minha iniciativa, desempenho apenas um cargo que me está confiado. Em que consiste, então, a minha recompensa? Em anunciar gratuitamente o Evangelho, sem fazer valer os direitos que o Evangelho me confere. Livre como sou em relação a todos, de todos me fiz escravo, para ganhar o maior número possível. Com os fracos tornei-me fraco, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de ganhar alguns a todo o custo. E tudo faço por causa do Evangelho, para me tornar participante dos seus bens.

Palavra do Senhor

 

ALELUIA Mt 8, 17

Refrão: Aleluia. (Repete-se)

Cristo suportou as nossas enfermidades

e tomou sobre Si as nossas dores.  (Refrão)

 

EVANGELHO – Mc 1, 29-39

 

«Curou muitas pessoas, atormentadas por várias doenças»

 

Ao contrário de Job, sofredor e incapaz de superar o mal, Jesus cura as doenças e expulsa os demónios. Assim Se afirma Senhor da vida e da morte, e anuncia desde já a ressurreição. E quer levar esta Boa Nova a toda a parte; por isso, não se deixa ficar preso pelos interesses, sempre limitativos, dos seus beneficiários, mas alarga a sua acção a todos os lados. Todavia esta actividade tão intensa não O impede de procurar um lugar ermo para aí orar ao Pai.

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama com febre e logo Lhe falaram dela. Jesus aproximou-Se, tomou-a pela mão e levantou-a. A febre deixou-a e ela começou a servi-los. Ao cair da tarde, já depois do sol-posto, trouxeram-Lhe todos os doentes e possessos e a cidade inteira ficou reunida diante da porta. Jesus curou muitas pessoas, que eram atormentadas por várias doenças, e expulsou muitos demónios. Mas não deixava que os demónios falassem, porque sabiam quem Ele era. De manhã, muito cedo, levantou-Se e saiu. Retirou-Se para um sítio ermo e aí começou a orar. Simão e os companheiros foram à procura d’Ele e, quando O encontraram, disseram-Lhe: «Todos Te procuram». Ele respondeu-lhes: «Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim». E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demónios.

Palavra da salvação.

 

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS

Senhor nosso Deus,

que criastes o pão e o vinho para auxílio da nossa fraqueza

concedei que eles se tornem para nós

sacramento de vida eterna.

Por Cristo nosso Senhor.

 

ANTÍFONA DA COMUNHÃO – Sl 106, 8-9

 

Dêmos graças ao Senhor pela sua misericórdia,

pelos seus prodígios em favor dos homens,

porque Ele deu de beber aos que tinham sede

e saciou os que tinham fome.

 

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

 

Senhor nosso Deus,

que nos fizestes participantes do mesmo pão e do mesmo cálice,

concedei que, unidos na alegria e no amor de Cristo,

dêmos fruto abundante para a salvação do mundo.

Por Cristo nosso Senhor.

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário