«NÃO É
SABER QUEM É MEU PRÓXIMO, MAS TORNAR-SE MEU PRÓXIMO»
Não se trata de saber quem é o meu vizinho; sabemos que o
mundo é pequeno, para além das TV e outras “medias”, mas como aproximar-se, em
presença física e ajudar uns aos outros?
Não é nem mesmo saber o que o Credo diz sobre o próximo,
que até mesmo o escriba sabe (amar “Deus” e amar o próximo). O tema é aproximar-se
dos outros.
Aprendemos a subir na luz e descer até o fundo dos oceanos;
a enriquecer urânio, mas sabemos que, para nós, há outros vizinhos que não
merecem estes riscos e sobressaltos. Sabemos quase tudo que é cognoscível, mas
não queremos partilhar com os vizinhos.
Basta ler a imprensa nos dias de hoje, o que dizem os Voz/Vox,
os chamados cidadãos do mundo, o povo do povo ou os parceiros sociais.
A questão de se aproximar ou não de todos, especialmente do
caído na estrada, como na parábola de hoje, dos feridos pelas máfias-criminosas,
ou daqueles trancados/expelidos por grandes “estados”. A questão não é se pudermos,
mas se quisermos e o fizermos, como disse Jesus ao escrevente-político de
plantão, depois de contar a parábola do samaritano: Vai e faz o mesmo.
Esta é talvez a questão (dois amores) e a parábola
(sacerdote levita + publicano, ladrões e feridos da vida...) Talvez a história
mais importante como dito em Lucas 10: 30-37:
1. Jesus contou esta parábola ao pé da letra, como em Lucas
10, mas talvez dê a sua melhor imagem; o resumo mais certo do seu pensamento e
da vida: Não se sabe em teoria, qual é o meu (nosso) vizinho, mas para nos (tornar)
perto de outros, como aquele samaritano.
2. Então quem inventou essa parábola...? (Lc 10, 30-37) Invente-o
ninguém. Foi lá, estava lá, no “ar”, como a estátua de Moisés no mármore de
Carrara, com todos os seus elementos. Mas possivelmente foi Lucas que formulou
isso dessa maneira, como explicação e aplicação do texto anterior (Lc 10,
25-29), que parece ter sido formulado por Jesus, unindo num dos dois “mandamentos”:
amar a Deus e ao próximo.
3. Mas esta parábola não fala de Deus? Ela não fala não. Deus
fala no texto anterior, com os dois mandamentos: amar a Deus e amar o próximo,
e parece que as pessoas já sabiam (ele achava que sabiam) o que é amar a Deus. O
tema é “quem é o meu vizinho” para amá-lo.
4. O Evangelho de Lucas responde colocando na boca de Jesus
a parábola do Bom Samaritano, que muito possivelmente não foi dita por Jesus, mas
que reflecte para admirar o seu ensinamento e movimento messiânico-social, para
terminar de forma paradoxal, dizendo que não importa a teoria (quem é o meu
vizinho?), mas a prática: como tornar-se vizinho?
5. Certamente, Jesus ensinou em parábolas (e os evangelhos
atribuem pelo menos 40 delas), embora apenas quatro pareçam ser dele: semente
de mostarda, convidados no banquete, vinhedos e talentos homicidas...
6. A maioria das parábolas (as mais famosas, filho pródigo,
ovelhas e cabras, dez noivas...) foram “inventadas” pelos cristãos, na linha de
Jesus, mas o que parece “perdido” talvez seja o melhor ganho: Jesus era um
homem que não somente ensinava, mas ensinava a ensinar, contava
parábolas e, assim, na linha, para especificar a sua mensagem e movimento, a
igreja primitiva era uma exuberância de parábolas criadas, recriadas e contadas
por pessoas cujo nome ignoramos. Paulo, que conhecia outras coisas
interessantes, foi um pouco avesso a contar parábolas, outros venceram. O mesmo
vale para João, que era um místico, mas que mal conta parábolas.
7. As parábolas dos evangelhos sinópticos foram formuladas
por cristãos imaginativos e corajosos, entre os anos de 30 e 100. Mas depois, a
igreja como um todo deixou de contar parábolas e escreveu sobre coisas muito
menos importantes: formulou uma teologia muito séria, criou uma hierarquia
muito colorida, organizou a lei canónica... mas, quase nada parábolas. Essa é a
desgraça: A primeira igreja, cuja memória é defendida por Marcos, Mateus e
Lucas, inventou quase 50 parábolas, que nos continuam a manter até hoje...
8. Não, eu não posso culpar a igreja. Os teólogos, em vez
de teorizarem, deveriam ter, pelo contrário, contado bastantes parábolas! É
assim que acontece, nós fizemos uma igreja sem parábolas. Eu acho que Jesus e os
“evangelistas” Lucas e Mateus (tecelões de parábolas) iriam ter vergonha de nós...
Há uma opção precisa a fazer; optar pelo homem acima de
todas as coisas: acima do dinheiro, da profissão, das estruturas... Optar pela
sua libertação... Perguntamo-nos como intervir, tanto ao nível das situações
particulares (dar o peixe ou ensinar a pescar?) como no nível geral das
estruturas (para que os que sabem pescar não sejam roubados e obrigados a
passar fome). Se Deus é amor, se Cristo é a revelação de Deus porque se
entregou à morte pelo homem? O cristão revelará Deus ao mundo com o seu amor concreto
pelo próximo.
MISSA
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ANTÍFONA DE
ENTRADA – Salmo 16, 15
Eu venho, Senhor, à vossa presença:
ficarei saciado ao contemplar a vossa glória.
ORAÇÃO COLECTA
Senhor nosso Deus, que mostrais aos errantes a luz
da vossa verdade para poderem voltar ao bom caminho, concedei a quantos se
declaram cristãos que, rejeitando tudo o que é indigno deste nome, sigam
fielmente as exigências da sua fé.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é
Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Liturgia da Palavra
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LEITURA I – Deut
30, 10-14
«Esta palavra está
perto de ti, para que a possas pôr em prática»
Esta leitura
prepara-nos para melhor compreendermos a do Evangelho: a palavra de Deus que
há-de nortear toda a nossa vida não está longe do nosso alcance. E nós
escutamo-la e cumprimo-la na vida concreta do dia a dia. Ela vem aliás ao
encontro dos anseios mais profundos do nosso coração. É que é o mesmo Deus que
nos fala na palavra e que já nos falou no coração.
Leitura
do Livro do Deuteronómio
Moisés
falou ao povo, dizendo: «Escutarás a voz do Senhor teu Deus, cumprindo os seus
preceitos e mandamentos que estão escritos no Livro da Lei, e converter-te-ás
ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma. Este mandamento
que hoje te imponho não está acima das tuas forças nem fora do teu alcance. Não
está no céu, para que precises de dizer: ‘Quem irá por nós subir ao céu, para
no-lo buscar e fazer ouvir, a fim de o pormos em prática?’. Não está para além
dos mares, para que precises de dizer: ‘Quem irá por nós transpor os mares,
para no-lo buscar e fazer ouvir, a fim de o pormos em prática?’. Esta palavra
está perto de ti, está na tua boca e no teu coração, para que a possas pôr em
prática».
Palavra do Senhor
SALMO RESPONSORIAL
– Salmo 68 (69), 14.17.30-31.33-34.36ab.37 (R. cf. 33)
Refrão: Procurai,
pobres, o Senhor e encontrareis a vida. (Repete-se)
A Vós, Senhor, elevo a minha súplica,
pela vossa imensa bondade respondei-me.
Ouvi-me, Senhor, pela bondade da vossa graça,
voltai-Vos para mim pela vossa grande misericórdia. (Refrão)
Eu sou pobre e miserável:
defendei-me com a vossa protecção.
Louvarei com cânticos o nome de Deus
e em acção de graças O glorificarei. (Refrão)
Vós, humildes, olhai e alegrai-vos,
buscai o Senhor e o vosso coração se reanimará.
O Senhor ouve os pobres
e não despreza os cativos. (Refrão)
Deus protegerá Sião,
reconstruirá as cidades de Judá.
Os seus servos a receberão em herança
e nela hão-de morar os que amam o seu nome. (Refrão)
Ou - Salmo 18 B, 8-11 (R. 9a)
Refrão: Os preceitos do Senhor alegram o coração. (Repete-se)
A lei do Senhor é perfeita,
ela reconforta a alma.
As ordens do Senhor são firmes
e dão sabedoria aos simples. (Refrão)
Os preceitos do Senhor são rectos
e alegram o coração.
Os mandamentos do Senhor são claros
e iluminam os olhos. (Refrão)
O temor do Senhor é puro
e permanece eternamente.
Os juízos do Senhor são verdadeiros,
todos eles são rectos. (Refrão)
São mais preciosos que o ouro,
o ouro mais fino;
são mais doces que o mel,
o puro mel dos favos. (Refrão)
LEITURA II – Col 1, 15-20
«Por Ele e para
Ele tudo foi criado»
Nesta leitura
como que se faz a apresentação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sabemos d’Ele
muitas coisas, mas, no fundo, o que é que n’Ele constitui a razão de ser
daquilo que Ele é para os cristãos? Cristo é o princípio e o Fim, Aquele por
Quem tudo foi criado, e para Quem tudo existe. Para além de tudo aquilo que os
olhos exteriormente podem observar está o campo infinito que a fé nos revela.
Ele é o Primeiro na ordem da criação e o Primeiro na ordem da ressurreição.
Leitura
da Epístola do apóstolo São Paulo aos Colossenses
Cristo
Jesus é a imagem de Deus invisível, o Primogénito de toda a criatura; porque
n’Ele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, visíveis e invisíveis,
Tronos e Dominações, Principados e Potestades: por Ele e para Ele tudo foi
criado. Ele é anterior a todas as coisas e n’Ele tudo subsiste. Ele é a cabeça
da Igreja, que é o seu corpo. Ele é o Princípio, o Primogénito de entre os
mortos; em tudo Ele tem o primeiro lugar. Aprouve a Deus que n’Ele residisse
toda a plenitude e por Ele fossem reconciliadas consigo todas as coisas,
estabelecendo a paz, pelo sangue da sua cruz, com todas as criaturas na terra e
nos céus.
Palavra do Senhor
ALELUIA – Jo 6, 63c.68c
Refrão: Aleluia. (Repete-se)
As vossas palavras, Senhor,
são espírito e vida:
Vós tendes palavras de vida eterna. (Refrão)
EVANGELHO – Lc 10,
25-37
«Quem é o meu
próximo?»
A
parábola do bom samaritano serve a Jesus para explicar ao doutor da lei quem é
o próximo e como o amor a Deus e ao próximo são, no fundo, o mesmo e único
amor: “o amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo”.
Segundo a explicação dos antigos Padres da Igreja, o homem caído nas mãos dos
salteadores é toda a humanidade, e o bom samaritano é a imagem de Jesus, Ele
que nos encontrou feridos pelo pecado à beira do caminho aonde desceu, usou de
compaixão para connosco, e nos introduziu na estalagem da sua Igreja e assim
nos salvou.
Evangelho
de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele
tempo, levantou-se um doutor da lei e perguntou a Jesus para O experimentar:
«Mestre, que hei-de fazer para receber como herança a vida eterna?». Jesus
disse-lhe: «Que está escrito na Lei? Como lês tu?». Ele respondeu: «Amarás o
Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, com todas as tuas
forças e com todo o teu entendimento; e ao próximo como a ti mesmo». Disse-lhe
Jesus: «Respondeste bem. Faz isso e viverás». Mas ele, querendo justificar-se,
perguntou a Jesus: «E quem é o meu próximo?». Jesus, tomando a palavra, disse:
«Um homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores.
Roubaram-lhe tudo o que levava, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o
meio- morto. Por coincidência, descia pelo mesmo caminho um sacerdote; viu-o e
passou adiante. Do mesmo modo, um levita que vinha por aquele lugar, viu-o e
passou também adiante. Mas um samaritano, que ia de viagem, passou junto dele
e, ao vê-lo, encheu-se de compaixão. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas
deitando azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para
uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirou duas moedas, deu-as ao
estalajadeiro e disse: ‘Trata bem dele; e o que gastares a mais eu to pagarei
quando voltar’. Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que
caiu nas mãos dos salteadores?». O doutor da lei respondeu: «O que teve
compaixão dele». Disse-lhe Jesus: Então vai e faz o mesmo».
Palavra da Salvação
ORAÇÃO SOBRE AS
OBLATAS
Olhai, Senhor, para os dons da vossa Igreja em oração e concedei aos
fiéis que os vão receber a graça de crescerem na santidade.
ANTÍFONA DA
COMUNHÃO – Salmo 83, 4-5
As aves do céu encontram abrigo
e as andorinhas um ninho para os seus filhos,
junto dos vossos altares, Senhor dos Exércitos,
meu Rei e meu Deus.
Felizes os que moram em vossa casa
e a toda a hora cantam os vossos louvores.
Ou - Jo 6, 57
Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue
permanece em Mim e Eu nele, diz o Senhor.
ORAÇÃO DEPOIS DA
COMUNHÃO
Senhor, que nos alimentais à vossa mesa santa, humildemente
Vos suplicamos: sempre que celebramos estes mistérios, aumentai em nós os
frutos da salvação.
Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
convosco na unidade do Espírito Santo.
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