domingo, 25 de julho de 2021

DISTRIBUIU-OS E COMERAM QUANTO QUISERAM

 DOMINGO XVII DO TEMPO COMUM – ano B – 25JUL2021

 

MISSA

 

ANTÍFONA DE ENTRADA – Salmo 67, 6-7.36

Deus vive na sua morada santa,

Ele prepara uma casa para o pobre.

É a força e o vigor do seu povo.

 

ORAÇÃO COLECTA

Deus, protector dos que em Vós esperam, sem Vós nada tem valor, nada é santo. Multiplicai sobre nós a vossa misericórdia, para que, conduzidos por Vós, usemos de tal modo os bens temporais que possamos aderir desde já aos bens eternos.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

Liturgia da Palavra

 

LEITURA I – 2 Reis 4, 42-44

«Comerão e ainda há-de sobrar»

 

A liturgia continua em si a mesma linha de pensamento e até de acção da Sagrada Escritura. Assim, hoje, faz-nos ler duas passagens semelhantes, uma do Antigo, outra do Novo Testamento: duas multiplicações do pão. Em ambas se pode ver o mesmo dedo de Deus, amigo dos homens, capaz de lhes dar o alimento de que precisam, e, ao mesmo tempo, em ambas se manifesta que é Ele quem está sempre nos gestos e nas palavras dos que actuam e falam em seu nome.

 

Leitura do Segundo Livro dos Reis

Naqueles dias, veio um homem da povoação de Baal-Salisa e trouxe a Eliseu, o homem de Deus, pão feito com os primeiros frutos da colheita. Eram vinte pães de cevada e trigo novo no seu alforge. Eliseu disse: «Dá-os a comer a essa gente». O servo respondeu: «Como posso com isto dar de comer a cem pessoas?». Eliseu insistiu: «Dá-os a comer a essa gente, porque assim fala o Senhor: ‘Comerão e ainda há-de sobrar’». Deu-lhos e eles comeram, e ainda sobrou, segundo a palavra do Senhor.

Palavra do Senhor

 

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 144 (145), 10-11.15-16.17-18 (R. cf. 16)

 

Refrão: Abris, Senhor, as vossas mãos e saciais a nossa fome. (Repete-se)

 

Graças Vos dêem, Senhor, todas as criaturas

e bendigam-Vos os vossos fiéis.

Proclamem a glória do vosso reino

e anunciem os vossos feitos gloriosos. (Refrão)

 

Todos têm os olhos postos em Vós,

e a seu tempo lhes dais o alimento.

Abris as vossas mãos

e todos saciais generosamente. (Refrão)

 

O Senhor é justo em todos os seus caminhos

e perfeito em todas as suas obras.

O Senhor está perto de quantos O invocam,

de quantos O invocam em verdade. (Refrão)

 

LEITURA II – Ef 4, 1-6

 

«Um só Corpo, um só Senhor, uma só fé, um só Baptismo»

 

Durante alguns domingos, sete, vamos ler a Epístola aos Efésios. É uma carta maravilhosa, escrita, como algumas outras, da prisão, e em que se aprofunda, de maneira particular, o mistério de Cristo e a vida vivida segundo esse mistério. Hoje insiste-se na unidade que deve reinar entre os cristãos, unidade não apenas de fora, mas de coração, porque todos somos um só, participantes da unidade de Deus, que d’Ele nos vem por Cristo

 

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios

Irmãos: Eu, prisioneiro pela causa do Senhor, recomendo-vos que vos comporteis segundo a maneira de viver a que fostes chamados: procedei com toda a humildade, mansidão e paciência; suportai-vos uns aos outros com caridade; empenhai-vos em manter a unidade de espírito pelo vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, como há uma só esperança na vida a que fostes chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só Baptismo. Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, actua em todos e em todos Se encontra.

Palavra do Senhor

 

ALELUIA – Lc 7, 16

 

Refrão: Aleluia (Repete-se)

 

Apareceu entre nós um grande profeta:

Deus visitou o seu povo. (Refrão)

 

EVANGELHO – Jo 6, 1-15

 

«Distribuiu-os e comeram quanto quiseram»

 

A multiplicação dos pães situa-se próximo da Páscoa. Hoje lemos o facto; nos dias seguintes ouviremos o comentário, a catequese que o próprio Senhor Jesus fará deste facto. Mas a multiplicação dos pães e dos peixes é apresentada nos termos da celebração eucarística. Depois da catequese sobre o Baptismo na fala com Nicodemos, depois da referência constante ao Espírito Santo, começamos hoje a catequese sobre a Eucaristia. Estamos no ambiente da iniciação cristã.

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, os Apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-Lhe tudo o que tinham feito e ensinado. Então Jesus disse-lhes: «Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco». De facto, havia sempre tanta gente a chegar e a partir que eles nem tinham tempo de comer. Partiram, então, de barco para um lugar isolado, sem mais ninguém. Vendo-os afastar-se, muitos perceberam para onde iam; e, de todas as cidades, acorreram a pé para aquele lugar e chegaram lá primeiro que eles. Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-Se de toda aquela gente, porque eram como ovelhas sem pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.

Palavra da salvação.

 

MEDITAÇÃO

 

O PÃO DOS POBRES

 

Comer é uma função tão essencial na vida humana que quase todas as religiões disso fazem um símbolo e o acompanham com um rito litúrgico. O cristianismo propõe a salvação sob forma de uma ceia, símbolo e antecipação do banquete eterno.

 

Os pobres comerão à saciedade

Os tempos preditos pelos profetas como tempos do Messias, caracterizam-se por este facto de imediata intuição: abundância para os pobres. “Os pobres comerão e serão saciados”; diz o salmista (Sl 21,27). E Isaías, numa visão profética, vê todos os povos reunidos para um grande banquete: “Preparará o Senhor dos exércitos, para todos os povos, neste monte, um banquete de carnes gordas, de vinhos excelentes, de comidas suculentas, de vinhos finos” (Is 25,6). Os pobres, sobretudo, estão em condições de apreciar uma visão deste género, aqueles que não comem nunca à saciedade. A ideia da abundância e da saciedade é acentuada expressamente tanto no evangelho (“encheram doze cestos com os pães, que sobraram”) como na 1ª. leitura que, também literária e estilisticamente, é paralela ao evangelho (“assim diz o Senhor: comerão e ainda sobrará”). Com o advento de Jesus, o tema messiânico da abundância atinge seu acabamento.

No evangelho, reveste-se de um evidente sentido eucarístico, como realidades que se anunciam e se completam mutuamente, e introduzem a comunhão sem véus com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O vocabulário empregado tanto por João como pelos sinópticos é tipicamente eucarístico. De facto, encontramos os mesmos verbos usados para a instituição da eucaristia: tomou o pão, e depois de ter dado graças, o distribuiu. A leitura eucarística do facto da multiplicação dos pães manifesta a compreensão teológica dos mesmos, por parte da comunidade primitiva, na superposição de planos desenvolvidos mais amplamente por João.

A eucaristia é vista, assim, em seu sentido mais genuíno de abundância de vida, e, capaz de dar a vida eterna dentro do banquete messiânico.

 

Um teste para a nossa caridade

O problema da fome no mundo é certamente uma das questões mais angustiantes do nosso tempo. A sua solução ainda está bem distante. O desequilíbrio económico entre as nações desenvolvidas e as outras continua a registar crescimento assustador. O auxílio económico oferecido pelas nações ricas às pobres é ainda muito fraco e mal orientado, para poder apressar o progresso económico social dos países em via de desenvolvimento. Perguntamo-nos se a Igreja, hoje ainda, multiplica os pães para os que têm fome, ou, mais concretamente, se no problema da fome que aflige o mundo de hoje, a Igreja tem alguma coisa a fazer, além do seu papel de lembrar, sem descanso, aos seus membros, suas obrigações individuais e colectivas. Mas será que estamos convencidos de que a Igreja somos nós? Jesus saciou concretamente homens que tinham fome e, revelou-se no pão da vida eterna, fê-lo a partir de uma realidade terrestre. O pão que ele dá não é só o símbolo do pão sobrenatural. Não é possível revelar o pão da vida eterna sem comprometer-se verdadeiramente nos deveres da solidariedade humana. O amor dos pobres, como o dos inimigos, é o teste por excelência da qualidade da nossa caridade. Reconhecer aos pobres o direito de receber o pão da vida é engajar-se totalmente nas exigências do amor; e, para o cristão, traduzir numa nova “multiplicação dos pães”, em escala mundial, o benefício que ele recebeu de Cristo.

 

Uma Igreja pobre, sinal de abundância

Ora, precisamente por se encontrar a Igreja de facto mais desenvolvida nas nações ricas do Ocidente, deverá, para tornar digna de fé a sua mensagem, apresentar-se às multidões dos pobres que povoam o mundo e que são, de direito, os primeiros destinatários do evangelho, como aquela que faz os povos participarem de sua abundância.

A Igreja mudará de fisionomia na medida que os cristãos e os responsáveis pelas instituições eclesiais tomarem consciência das exigências que o terceiro mundo põe à sua fé e à sua caridade. Então, a relação entre a Igreja e a riqueza material será restaurada em sua evangélica verdade, e a Igreja voltará a ser no mundo um “sinal” para todos os que têm fome de pão e de vida eterna.

 

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS

 

Aceitai, Senhor, os dons que recebemos da vossa generosidade e trazemos ao vosso altar, e fazei que estes sagrados mistérios, por obra da vossa graça, nos santifiquem na vida presente e nos conduzam às alegrias eternas.

Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

ANTÍFONA DA COMUNHÃO – Salmo 102, 2

Bendiz, ó minha alma, o Senhor

e não esqueças os seus benefícios.

 

Ou – Mt 5, 7-8

 

Bem-aventurados os misericordiosos,

porque alcançarão misericórdia.

Bem-aventurados os puros de coração,

porque verão a Deus.

 

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

 

Senhor, que nos destes a graça de participar neste divino sacramento, memorial perene da paixão do vosso Filho, fazei que este dom do seu amor infinito sirva para a nossa salvação.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário