sábado, 17 de dezembro de 2016

EIS QUE UMA VIRGEM CONCEBERÁ


DOMINGO IV DO ADVENTO


ANÚNCIO A JOSÉ

Jesus não é apenas filho da história dos homens. É o próprio Filho de Deus, o Deus que está connosco. Ele inicia a nova história, em que os homens serão salvos (Jesus = Deus salva) de tudo o que diminui ou destrói a vida e a liberdade (os pecados). O relato mostra com toda a clareza que a maternidade de Maria não é obra de José, mas do Espírito Santo, facto que é afirmado duas vezes no breve relato. José, interpelado enfaticamente como “Filho de David”, garante a linhagem dinástica de Jesus, que receberá esse título. Celebraram-se, segundo o costume, os esponsais, não o casamento, e não há coabitação precedendo o nascimento. Aqui se diz que José era “honrado”. O termo poderia significar que era “inocente” no assunto que começava a manifestar-se, mas que não queria repudiá-la. “Privadamente” com o mínimo de testemunhas, sem processo ou acção pública. A visão em sonhos recorda os sonhos de outro José e supera-os. O menino será realmente “filho” de Maria. Se José impõe o nome é porque age como pai legal. O nome do menino (o mesmo que Josué é parecido com Oseias) enuncia e anuncia o destino: se um rei deve “salvar” o seu povo, também o descendente de David nasce para salvar o seu povo dos pecados. Salvação teológica, não política. Mateus emprega o sonho como meio de revelação fidedigna. São José legou a Jesus a descendência de David. Jesus pôde, portanto, reivindicar este título messiânico prenunciado pela Eucaristia. Esta função de José é posta em particular relevo pela dupla genealogia de Jesus, que os evangelistas nos deixaram (Mt 1,1-17; Lc 3,23-38). Além disso, José, o patriarca que realiza o tema bíblico dos “sonhos” (Mt 1,20-24; 2,13-19), com os quais Deus frequentemente comunicou aos homens as suas intenções. Como João Baptista é o último dos profetas, porque aponta (Jo 1,29) aquele que as profecias anunciaram, José é o último patriarca bíblico, que recebeu o dom dos “sonhos” (Gn 28,10-20; 37,6-11). Essa semelhança com os antigos patriarcas manifesta-se, ainda mais claramente, no relato da fuga para o Egipto, com a qual José refaz a viagem do antigo José, a fim de que se cumpra nele e em Jesus, o seu filho, o novo êxodo (Mt 2,13-23; Os 11,1; Gn 37; 50,22-26).


LEITURA I – Is 7, 10-14

A virgem conceberá

As leituras deste Quarto Domingo do Advento orientam-se, de maneira directa, para o Nascimento do Senhor. Nele tem lugar central Maria, a Mãe de Jesus. A figura da virgem que há-de dar à luz, anunciada pelo profeta, virá a encontrar a sua realização perfeita na Virgem Maria. A graça que os homens não ousariam sequer imaginar, nem muito menos pedir, como também o rei não quis pedir a Deus um sinal, Deus lha oferece generosamente como porta por onde virá a salvação.

Leitura do Livro de Isaías
“Naqueles dias, o Senhor mandou ao rei Acaz a seguinte mensagem: «Pede um sinal ao Senhor teu Deus, quer nas profundezas do abismo, quer lá em cima nas alturas». Acaz respondeu: «Não pedirei, não porei o Senhor à prova». Então Isaías disse: «Escutai, casa de David: Não vos basta que andeis a molestar os homens para quererdes também molestar o meu Deus? Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: a virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel».”
Palavra do Senhor

LEITURA II – Rom 1, 1-7

Jesus Cristo, nascido da descendência de David, segundo a carne

Jesus Cristo é o Messias anunciado desde longas eras, verdadeiro homem, descendente de David, mas igualmente Filho de Deus, como Ele Se manifestou na ressurreição de entre os mortos. Aí Deus Pai O elevou e Lhe deu o poder supremo e O coroou de glória, da qual torna participantes os que n’Ele crêem.

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
“Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por chamamento divino, escolhido para o Evangelho que Deus tinha de antemão prometido pelos profetas nas Sagradas Escrituras, acerca de seu Filho, nascido, segundo a carne, da descendência de David, mas, segundo o Espírito que santifica, constituído Filho de Deus em todo o seu poder pela sua ressurreição de entre os mortos: Ele é Jesus Cristo, Nosso Senhor. Por Ele recebemos a graça e a missão de apóstolo, a fim de levarmos todos os gentios a obedecerem à fé, para honra do seu nome, dos quais fazeis parte também vós, chamados por Jesus Cristo. A todos os que habitam em Roma, amados por Deus e chamados a serem santos, a graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.”
Palavra do Senhor

EVANGELHO – Mt 1, 18-24

Jesus nascerá de Maria, noiva de José, filho de David

No Evangelho proclamamos que o anúncio profético da primeira leitura se realizou, à letra, quando a Virgem Santa Maria Se tornou Mãe de Jesus. O desígnio de Deus é um só, e vai-se realizando, através das gerações, apesar da infidelidade dos homens, até atingir o ponto culminante em Jesus Cristo, O qual encarnou pelo poder do Espírito Santo, na Virgem Maria, esposa de José, filho de David.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
“O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa.”
Palavra da Salvação



Sem comentários:

Enviar um comentário