sábado, 10 de dezembro de 2016

És tu Aquele que há-de vir ou devemos esperar outro?




DOMINGO III DO ADVENTO

A LIBERTAÇÃO ESTÁ PRÓXIMA
Será que Jesus é verdadeiramente o Messias esperado? A resposta não é dada em palavras, porque o messianismo não é simples ideia ou teoria. É uma actividade concreta que realiza ou que se espera da era messiânica: a libertação dos pobres e oprimidos. Nenhum homem do Antigo Testamento é maior do que João Baptista. Entretanto, João pertence ao Antigo Testamento, onde as profecias são anunciadas; não ao Novo Testamento, onde elas já se realizaram. O v. 12 é de difícil interpretação. Provavelmente, o evangelista quer mostrar que o Reino é vítima de violência, porque a velha estrutura injusta resiste para não ser destruída e reage violentamente. Essa violência dos que se opõem à vontade de Deus será experimentada pelo próprio Jesus na sua missão. Nas regiões periféricas da Judeia, João Baptista, com seu baptismo e anúncio da conversão à justiça, atraíra a si multidões tanto da Judeia como das suas vizinhanças. Tido como ameaça ao poder, tanto dos chefes religiosos do Templo de Jerusalém como dos prepostos do império romano, foi preso por Herodes. Como os antigos profetas, João sofre maus tratos. Agora, na prisão, ouvindo falar das obras de Jesus, que se fizera seu discípulo, questiona-se sobre a identidade dele. Seria Jesus o tradicional messias nacionalista, no estilo davídico, que, com poder, recuperaria a nação judaica colocando-a acima dos demais povos? Aos discípulos enviados por João, Jesus responde com os sinais dados por uma antiga profecia de Isaías. Com a menção aos cegos, paralíticos, leprosos e surdos, que são curados, e aos mortos que ressuscitam, Jesus ressalta que sua missão é resgatar a vida sobre a terra, libertando e restaurando a dignidade dos excluídos e oprimidos. Além dos sinais da vida que é recuperada, apresenta o sinal maior do anúncio da Boa-Nova libertadora. A resposta de Jesus visa abrir os olhos dos discípulos para entenderem a sua missão de amor e libertação. A exaltação de João Baptista, feita por Jesus, revela que João era realmente um grande profeta, dando um autêntico testemunho que atraiu a si o povo. João não é um oportunista (caniço ao vento), nem um acomodado ao sistema (roupas finas), mas um profeta que anuncia a justiça e denuncia os opressores prepotentes. Contudo, o menor no Reino dos Céus é maior do que João Baptista. Esta afirmação não significa uma competição, mas sim a novidade do Reino em relação à antiga religião. Com Jesus passam a vigorar a alegria de viver, a liberdade, a comunicação, a partilha, o amor fraterno sem discriminações, construindo a felicidade e a paz, em comunhão com Deus.


LEITURA I – Is 35, 1-6a.10

Deus vem salvar-nos

O texto desta leitura refere-se, em primeiro lugar, ao regresso do exílio do povo de Deus e descreve a atitude espiritual desses momentos numa explosão de alegria. As imagens que aparecem ao longo do texto são comparações; mas Jesus realizou algumas delas à letra e, a terceira leitura de hoje refere-as expressamente, mostrando assim que o verdadeiro regresso do exílio à pátria é Ele quem o realiza, em nosso favor, ao levar-nos consigo e em Si ao Pai.

Leitura do Livro de Isaías
“Alegrem-se o deserto e o descampado, rejubile e floresça a terra árida, cubra-se de flores como o narciso, exulte com brados de alegria. Ser-lhe-á dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e do Saron. Verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus. Fortalecei as mãos fatigadas e robustecei os joelhos vacilantes. Dizei aos corações perturbados: «Tende coragem, não temais: Aí está o vosso Deus, vem para fazer justiça e dar a recompensa. Ele próprio vem salvar-vos». Então se abrirão os olhos dos cegos e se desimpedirão os ouvidos dos surdos. Então o coxo saltará como um veado e a língua do mudo cantará de alegria. Voltarão os que o Senhor libertar, hão-de chegar a Sião com brados de alegria, com eterna felicidade a iluminar-lhes o rosto. Reinarão o prazer e o contentamento e acabarão a dor e os gemidos.”
Palavra do Senhor

LEITURA II – Tg 5, 7-10

Fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima

Dentro de toda a história da salvação, a vida de cada um de nós é uma gota de água no oceano ou um instante no meio de todo esse tempo. A hora da última vinda do Senhor, a pôr o ponto final nessa história e a consumá-la para todos os homens e para cada um deles, há-de ser aguardada na paciência e na fidelidade de cada momento, porque o Senhor virá.

Leitura da Epístola de São Tiago
“Irmãos: Esperai com paciência a vinda do Senhor. Vede como o agricultor espera pacientemente o precioso fruto da terra, aguardando a chuva temporã e a tardia. Sede pacientes, vós também, e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Não vos queixeis uns dos outros, a fim de não serdes julgados. Eis que o Juiz está à porta. Irmãos, tomai como modelos de sofrimento e de paciência os profetas, que falaram em nome do Senhor.”
Palavra do Senhor

EVANGELHO – Mt 11, 2-11

És tu Aquele que há-de vir ou devemos esperar outro?

O sonho de Isaías, descrito na primeira leitura, aparece nesta leitura realizado por Jesus. É Ele que, finalmente, vem anunciar a Boa Nova do seu mistério pascal, em que todos somos chamados a participar. Assim, o fim dos tempos e a sua última vinda já está, em certo modo, a realizar-se. Mas é preciso aguardar, na fidelidade e na vigilância, que ela se realize completamente.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
“Naquele tempo, João Baptista ouviu falar, na prisão, das obras de Cristo e mandou-Lhe dizer pelos discípulos: «És Tu Aquele que há-de vir, ou devemos esperar outro?». Jesus respondeu-lhes: «Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres. E bem-aventurado aquele que não encontrar em Mim motivo de escândalo». Quando os mensageiros partiram, Jesus começou a falar de João às multidões: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Então que fostes ver? Um homem vestido com roupas delicadas? Mas aqueles que usam roupas delicadas encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Sim – Eu vo-lo digo – e mais que profeta. É dele que está escrito: ‘Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, para te preparar o caminho’. Em verdade vos digo: Entre os filhos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista. Mas o menor no reino dos Céus é maior do que ele».”
Palavra da Salvação



Sem comentários:

Enviar um comentário