DOMINGO III da QUARESMA – ano B – 07MAR2021
MISSA |
ANTÍFONA
DE ENTRADA – Salmo 24, 15-16
Os
meus olhos estão voltados para o Senhor,
porque
Ele livra os meus pés da armadilha.
Olhai
para mim, Senhor, e tende compaixão
porque
estou só e desamparado.
ORAÇÃO
COLECTA
Deus, Pai de misericórdia e fonte de toda a bondade, que nos
fizestes encontrar no jejum, na oração e no amor fraterno os remédios do
pecado, olhai benigno para a confissão da nossa humildade, de modo que,
abatidos pela consciência da culpa, sejamos confortados pela vossa
misericórdia.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na
unidade do Espírito Santo.
Liturgia
da Palavra |
LEITURA
I – Ex 20, 1-17
«A lei foi dada por Moisés» (Jo 1, 17)
Na
continuação das passagens especialmente significativas da história da salvação,
lemos hoje a história de Moisés, o condutor do povo de Deus através do deserto,
e aquele por meio de quem o Senhor deu a Lei que há-de orientar para Si os
passos do seu povo. Moisés é, assim, uma figura de Jesus, o verdadeiro Pastor
do Povo de Deus, como no Tempo da Páscoa O iremos contemplar.
Leitura do Livro do Êxodo
Naqueles dias, Deus pronunciou todas estas palavras: «Eu sou o
Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egipto, dessa casa de escravidão. Não
terás outros deuses perante Mim. Não farás para ti qualquer imagem esculpida,
nem figura do que existe lá no alto dos céus ou cá em baixo na terra ou nas
águas debaixo da terra. Não adorarás outros deuses nem lhes prestarás culto.
Eu, o Senhor teu Deus, sou um Deus cioso: castigo a ofensa dos pais nos filhos
até à terceira e quarta geração daqueles que Me ofendem; mas uso de
misericórdia até à milésima geração para com aqueles que Me amam e guardam os
meus mandamentos. Não invocarás em vão o nome do Senhor teu Deus, porque o
Senhor não deixa sem castigo aquele que invoca o seu nome em vão. Lembrar-te-ás
do dia de sábado, para o santificares. Durante seis dias trabalharás e levarás
a cabo todas as tuas tarefas. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus.
Não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu
servo nem a tua serva, nem os teus animais domésticos, nem o estrangeiro que
vive na tua cidade. Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e
tudo o que eles contêm; mas no sétimo dia descansou. Por isso, o Senhor
abençoou e consagrou o dia de sábado. Honra pai e mãe, a fim de prolongares os
teus dias na terra que o Senhor teu Deus te vai dar. Não matarás. Não cometerás
adultério. Não furtarás. Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo; não desejarás a mulher do teu próximo, nem
o seu servo nem a sua serva, o seu boi ou o seu jumento, nem coisa alguma que
lhe pertença».
Palavra do
Senhor
SALMO
RESPONSORIAL – 18 (19), 8.9.10.11 (R. Jo 6, 68 c)
Refrão: Senhor, Vós tendes palavras de
vida eterna. (Repete-se)
A
lei do Senhor é perfeita,
ela
reconforta a alma;
as
ordens do Senhor são firmes,
dão
sabedoria aos simples. (Refrão)
Os
preceitos do Senhor são rectos
e
alegram o coração;
os
mandamentos do Senhor são claros
e
iluminam os olhos. (Refrão)
O
temor do Senhor é puro
e
permanece para sempre;
os
juízos do Senhor são verdadeiros,
todos
eles são rectos. (Refrão)
São
mais preciosos que o ouro,
o
ouro mais fino;
são
mais doces que o mel,
o
puro mel dos favos. (Refrão)
LEITURA
II – 1 Cor 1, 22-25
«Nós
pregamos Cristo crucificado, escândalo para os homens, mas sabedoria de Deus
para os que são chamados»
O
mistério de Cristo crucificado, embora pareça um escândalo, é, no entanto, a
manifestação da sabedoria de Deus, que assim, na aparente fraqueza do
Crucificado, revela o poder salvador da sua graça.
Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios
Irmãos: Os judeus pedem milagres e os gregos procuram a sabedoria.
Quanto a nós, pregamos Cristo cruficado, escândalo para os judeus e loucura
para os gentios; mas para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos,
Cristo é poder e sabedoria de Deus. Pois o que é loucura de Deus é mais sábio
do que os homens e o que é fraqueza de Deus é mais forte do que os homens
Palavra do
Senhor
ACLAMAÇÃO
ANTES DO EVANGELHO – Jo 3, 16
Refrão: Louvor a Vós, Jesus
Cristo, Rei da eterna glória. (Repete-se)
Deus amou tanto o mundo
que lhe deu o seu Filho
Unigénito;
quem acredita n’Ele tem
a vida eterna. (Refrão)
EVANGELHO
– Jo 2, 13-25
«Destruí
este templo e em três dias o levantarei»
O templo arrasado e levantado em três dias é figura da Morte
e da Ressurreição de Jesus. É Ele o templo verdadeiro. Destruído pelos homens,
que Lhe deram a morte, Deus O levantou, mais glorioso do que antes, ao
ressuscitá-l’O de entre os mortos.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém.
Encontrou no templo os vendedores de bois, de ovelhas e de pombas e os
cambistas sentados às bancas. Fez então um chicote de cordas e expulsou-os a
todos do templo, com as ovelhas e os bois; deitou por terra o dinheiro dos
cambistas e derrubou-lhes as mesas; e disse aos que vendiam pombas: «Tirai tudo
isto daqui; não façais da casa de meu Pai casa de comércio». Os discípulos
recordaram-se do que estava escrito: «Devora-me o zelo pela tua casa». Então os
judeus tomaram a palavra e perguntaram-Lhe: «Que sinal nos dás de que podes
proceder deste modo?». Jesus respondeu-lhes: «Destruí este templo e em três
dias o levantarei». Disseram os judeus: «Foram precisos quarenta e seis anos
para se construir este templo e Tu vais levantá-lo em três dias?». Jesus,
porém, falava do templo do seu corpo. Por isso, quando Ele ressuscitou dos
mortos, os discípulos lembraram-se do que tinha dito e acreditaram na Escritura
e na palavra de Jesus. Enquanto Jesus permaneceu em Jerusalém pela festa da
Páscoa, muitos, ao verem os milagres que fazia, acreditaram no seu nome. Mas
Jesus não se fiava deles, porque os conhecia a todos e não precisava de que Lhe
dessem informações sobre ninguém: Ele bem sabia o que há no homem.
Palavra da salvação.
MEDITAÇÃO
AS
COISAS DE DEUS
Para os judeus, o
Templo era o lugar privilegiado de encontro com Deus. Aí se colocavam as
ofertas e sacrifícios levados pelos judeus do mundo inteiro, e formavam
verdadeiro tesouro, administrado pelos sacerdotes. A casa de oração tornara-se lugar
de comércio e poder, disfarçados em culto piedoso. Expulsando os comerciantes,
Jesus denuncia a opressão e a exploração dos pobres pelas autoridades
religiosas. Predizendo a ruína do Templo, ele mostra que essa instituição
religiosa já caducou. Doravante, o verdadeiro Templo é o corpo de Jesus, que
morre e ressuscita. Deus não quer habitar em edifícios, mas no próprio homem. A
imagem de Jesus com o chicote em punho, expulsando do templo de Jerusalém os cambistas
e os comerciantes, não bate com a do Jesus manso e humilde transmitida, pelo
imaginário cristão. Não é fácil pensá-lo irado e violento. Por que Jesus se
indignou tanto diante do templo profanado? A resposta, à primeira vista,
poderia ser: porque a casa do Pai foi transformada em mercado. A motivação,
porém, parece ser outra: porque a religião estava sendo instrumentalizada e
acabava acobertando a injustiça e a extorsão, especialmente, contra os mais
pobres; porque o Pai havia sido transformado num deus conivente com a maldade;
porque o templo, enquanto lugar da fraternidade e da acolhida, tinha sido
transformado em ponto de exploração e enriquecimento ilícito; porque, enfim, a
fé perdera a sua profundidade e os fiéis tinham-se tornado vítimas da ganância
dos ricos. Nisto consistia a profanação da casa de Deus e da religião. E Jesus
não suportava que as coisas do Pai fossem tratadas assim. A profanação das
coisas divinas, porém, iria atingir o seu grau mais elevado, com a morte
ignominiosa de Jesus na cruz. Matar o Filho de Deus correspondia à determinação
de destruir o verdadeiro templo. Jesus, porém, estava seguro de que o “templo-Filho”
seria reconstruído. O templo material, ao invés, estava fadado à ruína
completa. No evangelho de João percebe-se uma exaltação dos samaritanos e uma
censura aos judeus. Assim, por um lado, temos a narrativa do diálogo de Jesus
com a mulher samaritana, em pleno dia, à beira do poço, que termina com todo os
moradores desta região da Samaria vindo aclamar Jesus, professando nele a sua fé.
Por outro lado, Nicodemos, um dos chefes dos fariseus, vem conversar com Jesus,
ocultando-se na penumbra da noite, e não entende a sua mensagem. O evangelho de
hoje menciona que estava próxima a Páscoa “dos judeus”, dando a entender que
Jesus se distancia do sistema religioso que a promove, sediado em Jerusalém.
Nesta primeira viagem de Jesus a Jerusalém o destaque é a perda de sentido do
Templo. Em vez de lugar de oração, o Templo tornou-se um lugar de comércio e
exploração do povo piedoso. A situação não era nova, pois o profeta Jeremias,
muito tempo antes, já fizera tal denúncia (Jr 7,11). O culto no Templo, com o
acesso de multidões de peregrinos durante o ano, era fonte de riqueza para o
comércio em Jerusalém e, principalmente para a casta religiosa, que recolhia
imensos valores como dízimos, ofertas, e sacrifícios dos fiéis. O Templo, desde
a sua primeira construção por Salomão, tinha um anexo, o Tesouro (ou
Gazofilácio), onde eram acumuladas estas riquezas. Com Jesus a presença de Deus
não está no Templo, mas sim no próprio Jesus e em cada membro da comunidade que
vive o serviço e a partilha, com amor e misericórdia.
ORAÇÃO
SOBRE AS OBLATAS
Concedei, Senhor, por este sacrifício, que, ao pedirmos o perdão
dos nossos pecados, perdoemos também aos nossos irmãos.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na
unidade do Espírito Santo.
ANTÍFONA
DA COMUNHÃO – Salmo 83, 4-5
As
aves do céu encontram abrigo e as andorinhas um ninho para os seus filhos,
junto dos vossos altares, Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus. Felizes os
que moram em vossa casa e a toda a hora cantam os vossos louvores.
ORAÇÃO
DEPOIS DA COMUNHÃO
Recebemos, Senhor nosso Deus, o
penhor da glória eterna e, vivendo ainda na terra, fomos saciados com o pão do
Céu. Nós Vos pedimos humildemente a graça de manifestar na vida o que
celebramos neste sacramento.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na
unidade do Espírito Santo.
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