O DIA DO
NASCIMENTO
Os Evangelhos não pretendem apresentar a biografia
histórica de Jesus nem estavam em condições disso. Assim, só se pode ter uma
cronologia da vida de Jesus nas suas linhas gerais:
-
Mt 2 situa o
nascimento de Jesus antes da morte de Herodes, em 4 a.C.
-
Lc 3,1-2 situa o início
de sua vida pública no 15.º ano do reinado de Tibério, data que pode significar
o ano 26 ou o 28.
-
Jo 2,20 situa a
purificação do Templo no 46.º ano da sua construção, que foi iniciada no 18.º
ano de Herodes, ou seja, segundo a cronologia de Josefo, no ano 20 a.C.
Não se pode calcular com segurança a data do nascimento de
Jesus nem a data da sua morte. A sua vida deve ter-se desenvolvido quase
completamente entre a morte de Herodes (4 a.C.) e o ano 30 dC, data que deve
estar próxima da data real da morte de Jesus.
Os três Evangelhos sinópticos apresentam um roteiro comum
da vida pública de Jesus: o baptismo de João, a tentação, a pregação na Galileia,
a viagem a Jerusalém, um breve ministério em Jerusalém e a sua Paixão e Morte.
O PROVÁVEL ANO DO NASCIMENTO DE JESUS
Jesus nasceu, provavelmente, entre os anos 7 e 6 a.C. que
corresponde ao ano 753 a partir da Fundação de Roma. A era cristã estabelecida
por Dioniso, o pequeno, (século VI) resulta de um cálculo erróneo. São Lucas
estabelece um sincronismo entre a história profana e história da salvação.
Tibério sucedeu a Augusto (LC 2,1) a dezanove de Agosto do
ano 14 d.C. O ano 15 vai, pois, de 19 de Agosto de 28 a 18 de Agosto de 29, ou
segundo o modo de calcular os anos do reinado em uso na Síria, de Setembro a Outubro
de 27 a Setembro a Outubro de 28.
Jesus tem, portanto, no mínimo 33 anos, provavelmente até
mesmo 35 a 36 anos. A indicação do capítulo 2, 23 é aproximada.
Sublinhe-se, apenas, que Jesus tinha a idade requerida para
exercer missão pública. A “Era Cristã” fixada por Dioniso, o pequeno, no século
VI resulta de se ter tomado estritamente o número de trinta anos: os 29 anos
completos de Jesus, descontados do ano 782 de Roma (XV ano de Tibério),
indicaram 753 para início de nossa era.
MISSA
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ANTÍFONA DE
ENTRADA – Is 9, 6
Um Menino nasceu para nós, um Filho nos foi dado.
Tem o poder sobre os seus ombros e será chamado Conselheiro admirável.
ORAÇÃO COLECTA
Senhor nosso Deus, que de modo admirável criastes o homem e
de modo ainda mais admirável o renovastes, fazei que possamos participar na
vida divina do vosso Filho que Se dignou assumir a nossa natureza humana.
Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Liturgia da Palavra
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LEITURA I – Is 52,
7-10
«Todos os confins
da Terra verão a Salvação do nosso Deus»
Esta leitura é
constituída pelo belo e solene pregão que serviu outrora ao profeta para
anunciar a Boa Nova ao povo de Deus em tempo de desolação e de abandono; esse
mesmo pregão serve para nos anunciar agora a nós mensagem ainda mais feliz, a
que nos traz o nascimento do Salvador de todo o mundo.
Leitura
do Livro de Isaías
Como
são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a
boa nova, que proclama a salvação e diz a Sião: «O teu Deus é Rei». Eis o grito
das tuas sentinelas que levantam a voz. Todas juntas soltam brados de alegria,
porque vêem com os próprios olhos o Senhor que volta para Sião. Rompei todas em
brados de alegria, ruínas de Jerusalém, porque o Senhor consola o seu povo,
resgata Jerusalém. O Senhor descobre o seu santo braço à vista de todas as
nações e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.
Palavra do Senhor
SALMO RESPONSORIAL
– Salmo 97 (98), 1.2-3ab.3cd-4.5-6 (R. 3c)
Refrão: Todos os confins
da terra viram a salvação do nosso Deus. (Repete-se).
Cantai ao Senhor um cântico novo
pelas maravilhas que Ele operou.
A sua mão e o seu santo braço
Lhe deram a vitória. Refrão
O Senhor deu a conhecer a salvação,
revelou aos olhos das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade
em favor da casa de Israel. (Refrão)
Os confins da terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor, terra inteira,
exultai de alegria e cantai. (Refrão)
Cantai ao Senhor ao som da cítara,
ao som da cítara e da lira;
ao som da tuba e da trombeta,
aclamai o Senhor, nosso Rei. (Refrão)
LEITURA II – Hebr 1, 1-6
«Deus
falou-nos por seu Filho»
Jesus é a
própria palavra de Deus, encarnada, feita homem no meio dos homens, mais
reveladora de Deus do que a de todos os profetas, mais qualificada do que a de
todos os outros mensageiros que vieram antes d’Ele ter vindo ao mundo. Ele é a
imagem do Pai por quem tudo foi feito; pela sua morte purificou a humanidade de
seus pecados e recebeu em herança todos aqueles que n’Ele acreditaram e a Ele
se entregaram. Esses sentam-se com Ele à direita de Deus. Ele é o nosso
Salvador e o nosso Deus. Por isso, O adoramos juntamente com todos os Anjos.
Leitura
da Epístola aos Hebreus
Muitas
vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais, pelos Profetas.
Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por seu Filho, a quem fez herdeiro
de todas as coisas e pelo qual também criou o universo. Sendo o Filho esplendor
da sua glória e imagem da sua substância, tudo sustenta com a sua palavra
poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, sentou-Se à
direita da Majestade no alto dos Céus e ficou tanto acima dos Anjos quanto mais
sublime que o deles é o nome que recebeu em herança. A qual dos Anjos, com
efeito, disse Deus alguma vez: «Tu és meu Filho, Eu hoje Te gerei»? E ainda:
«Eu serei para Ele um Pai e Ele será para Mim um Filho»? E de novo, quando
introduziu no mundo o seu Primogénito, disse: «Adorem-n’O todos os Anjos de
Deus».
Palavra do Senhor
ALELUIA
Refrão: Aleluia. (Repete-se)
Santo é o dia que nos trouxe a luz.
Vinde adorar o Senhor.
Hoje, uma grande luz desceu sobre a terra. (Refrão)
EVANGELHO – Jo 1,
1-18
«O Verbo fez-Se
carne e habitou entre nós»
O
Natal não é apenas o nascimento de um menino. É um mistério, uma realidade
divina que se esconde e ao mesmo tempo se revela no nascimento desse Menino. É
o Nascimento no meio dos homens do próprio Filho de Deus. O evangelista
chama-Lhe o Verbo, isto é, a Palavra, Aquele por quem o Pai Se dá a conhecer
aos homens e deles faz seus filhos. O evangelista tenta desvendar-nos todo esse
mistério neste poema admirável com que abre o seu Evangelho.
Evangelho
de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
No
princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No
princípio, Ele estava com Deus. Tudo se fez por meio d’Ele e sem Ele nada foi feito.
N’Ele estava a vida e a vida era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas e as
trevas não a receberam. Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João. Veio
como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem
por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. O Verbo
era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem. Estava no
mundo e o mundo, que foi feito por Ele, não O conheceu. Veio para o que era seu
e os seus não O receberam. Mas àqueles que O receberam e acreditaram no seu
nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram do
sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o
Verbo fez-Se carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que Lhe
vem do Pai como Filho Unigénito, cheio de graça e de verdade. João dá
testemunho d’Ele, exclamando: «É deste que eu dizia: ‘O que vem depois de mim
passou à minha frente, porque existia antes de mim’». Na verdade, foi da sua
plenitude que todos nós recebemos graça sobre graça. Porque, se a Lei foi dada
por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. A
Deus, nunca ninguém O viu. O Filho Unigénito, que está no seio do Pai, é que O
deu a conhecer.
Palavra da Salvação
ORAÇÃO SOBRE AS
OBLATAS
Aceitai, Senhor, a oblação que Vos apresentamos neste dia solene de
Natal, em que nasceu para nós a verdadeira paz e reconciliação e se instituiu
entre os homens a plenitude do culto divino.
Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na
unidade do Espírito Santo.
ANTÍFONA DA
COMUNHÃO – Salmo 97, 3
Todos os confins da terra
viram a salvação do nosso Deus.
ORAÇÃO DEPOIS DA
COMUNHÃO
Nós Vos pedimos, Deus misericordioso, que o Salvador do
mundo hoje nascido, assim como nos comunicou a sua vida divina, nos faça também
participantes da sua imortalidade.
Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
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