sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

LITURGIA DA PALAVRA – 3º DOMINGO DO ADVENTO




(Domingo, 14 de Dezembro de 2014)


Endireitai os caminhos do Senhor

LEITURA I – Is 61, 1-2a. 10-11

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim

Leitura do Livro de Isaías
1O espírito do Senhor DEUS está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu: enviou-me para levar a boa-nova aos que sofrem, para curar os desesperados, para anunciar a libertação aos exilados e a liberdade aos prisioneiros; 2para proclamar um ano da graça do SENHOR, o dia da vingança da parte do nosso Deus[1].
10Rejubilo de alegria no SENHOR, e o meu espírito exulta no meu Deus, porque me revestiu com as vestes da salvação e me envolveu num manto de triunfo.
Como um noivo que cinge a fronte com o diadema, e como uma noiva que se adorna com as suas jóias.
11Porque, assim como a terra faz nascer as plantas, e o jardim faz brotar as sementes, assim o Senhor DEUS faz germinar a justiça e o louvor diante de todas as nações.

LEITURA II – 1 Tes 5, 16-24

Sede sempre alegres

Leitura da Primeira Epístola de São Paulo aos Tessalonissenses
16Sede sempre alegres. 17Orai sem cessar. 18Em tudo dai graças. Esta é, de facto, a vontade de Deus a vosso respeito em Jesus Cristo. 19*Não apagueis o Espírito. 20Não desprezeis as profecias[2]. 21Examinai tudo, guardai o que é bom. 22Afastai-vos de toda a espécie de mal.
23*Que o Deus da paz vos santifique totalmente, e todo o vosso ser – espírito, alma e corpo – se conserve irrepreensível para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. 24Fiel é aquele que vos chama: Ele há-de realizá-lo.

EVANGELHO – Jo 1, 6-8. 19-28

Eu sou a voz de quem grita no deserto

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
6Apareceu um homem, enviado por Deus, que se chamava João. 7Este vinha como testemunha, para dar testemunho da Luz e todos crerem por meio dele. 8Ele não era a Luz, mas vinha para dar testemunho da Luz[3].
19Este foi o testemunho de João, quando as autoridades judaicas lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: «Tu quem és?» 20Então ele confessou a verdade e não a negou, afirmando: «Eu não sou o Messias.» 21E perguntaram-lhe: «Quem és, então? És tu Elias?» Ele disse: «Não sou.» «És tu o profeta?» Respondeu: «Não.» 22Disseram-lhe, por fim: «Quem és tu, para podermos dar uma resposta aos que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo?» 23*Ele declarou:
«Eu sou a voz de quem grita no deserto: 'Rectificai o caminho do Senhor', como disse o profeta Isaías.»
24Ora, havia enviados dos fariseus que lhe perguntaram: 25«Então porque baptizas, se tu não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?» 26João respondeu-lhes: «Eu baptizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. 27É aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias.» 28Isto passou-se em Betânia[4], na margem além do Jordão, onde João estava a baptizar.





[1] Ver Lc 4,18-19. Lucas retira da missão de Jesus a referência do v.2b: O dia da vingança
[2] 19-20O apreço pelos carismas, dom do Espírito, caracteriza a comunidade cristã. Mas o critério da sua valorização é a edificação dos outros (v.11), como é o caso do discurso profético (1 Cor 7,7-9; 12,1-2.4-7.8-11.28-30; 14,1-5.13-14.26-33).
[3] 6-8João é o Baptista, mas nunca refere a sua vida e pregação (Mt 3,1.2; Mc 1,12-13; Lc 3,1-2.3.7-9.20.21-22); apenas o seu testemunho a favor de Jesus (v.15.19-35; 3,27-30; 5,33), para todos crerem por meio dele.
[4] 28Betânia. Não é a de Lázaro (11,1), mas uma povoação na margem esquerda do Jordão (10,39-40), possivelmente em frente de Jericó.

Sem comentários:

Enviar um comentário