Livros Históricos
A sequência
dos livros da Bíblia tem vários traços de uma longa parábola histórica e o
interesse pela História já estava bastante presente nos livros do Pentateuco.
Mas é costume chamar Livros Históricos a um conjunto que vem depois do
Pentateuco. Na verdade, só se consegue fazer uma História de Israel em sentido actual a partir da instalação do
povo em Canaã. E esse facto da actual historiografia coincide com a
classificação tradicional do referido conjunto, que inclui os livros seguintes:
Josué, que apresenta a entrada dos hebreus na terra de
Canaã, como quem vai tomar solenemente posse de uma herança que lhe fora
atribuída. É uma construção simbólica, não representando inteiramente os
acontecimentos históricos reais, como se pode ver no livro dos Juízes.
Juízes, de facto, mostra-nos uma entrada bastante mais
dispersa das tribos em Canaã e dominando muito mais lentamente o conjunto do
território. Por outro lado, descreve-nos as vicissitudes e a insegurança da
vida levada por essas tribos, numa época ainda distante do tempo da monarquia.
Rute é um romance histórico situado na época dos Juízes,
mas sobretudo um livro contra a xenofobia que marcou épocas mais tardias do
judaísmo.
A mais representativa e
formal sequência historiográfica deste período, que já começara com Josué e
Juízes, integra ainda o grande conjunto de 1. e 2. de Samuel e 1. e 2. dos Reis. A sua redacção final parece ter-se inspirado
já claramente na mentalidade deuteronomista; por isso, costuma chamar-se-lhe a
“Historiografia deuteronomista”. Com ela pretendeu-se fazer o exame de
consciência da História nacional após o desastre do fim da monarquia.
Mais tarde, os livros 1. e 2. das Crónicas retomam toda a História de Israel desde as
origens, ou por meio de genealogias e sínteses históricas, ou relembrando
alguns episódios coincidentes e outros complementares aos assuntos que tinham
aparecido narrados na História deuteronomista.
Esdras e Neemias contam alguns episódios relativos à restauraçã
o do
povo de Israel e da cidade de Jerusalém, depois do regresso da Babilónia. No
entanto, a historiografia sobre esta época, marcada pelo domínio persa, ficou
bastante aquém da sua importância no aparecimento da Bíblia.
Tobias oferece-nos, com um quadro familiar notável, as
dificuldades de viver a piedade em condições sociais e políticas adversas.
Ester descreve um drama de colorido algo semelhante, mas
alargado à experiência de todo o povo, que se vê ameaçado de destruição e
consegue, no fim, cantar vitória.
Judite é um romance histórico; simboliza a capacidade de
resistência aos inimigos, na época da luta contra os Selêucidas (séc. II a.C.).
O 1. e 2. Livro dos Macabeus espelham, por meio de uma historiografia
muito ao gosto da época helenista, a luta dos judeus para conseguirem
libertar-se da política opressora dos Selêucidas. São o último bloco
historiográfico dentro da Bíblia.
Livros Históricos
·
Josué
·
Juízes
·
Rute
·
1º de Samuel
·
2º de Samuel
·
1º dos Reis
·
2º dos Reis
·
1º das Crónicas
·
2º das Crónicas
·
Esdras
·
Neemias
·
Tobite
·
Judite
·
Ester
·
1º dos Macabeus
·
2º dos Macabeus
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